Artefatos do Saber

Os artefatos do saber são considerados recursos para a expansão do conhecimento, como por exemplo, dicionários, livros, periódicos, revistas, entre outros.

Nesta seção apresentaremos as principais infraestruturas da Conscienciologia no aspecto de acervo mentalsomático. Destacamos o Holociclo, a Holoteca, as Bibliotecas das ICs, o futuro Megacentro Cultural Holoteca, o Pesquisarium e o Gesconarium.

1. Holociclo

O Holociclo é o laboratório técnico de pesquisa especializado na elaboração da Enciclopédia da Conscienciologia, formado por dicionários, enciclopédias, recortes de jornais, revistas e outros periódicos, expostos em ordem alfabética de temas, localizado no campus da Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) (ver Vieira, Waldo; Enciclopédia da Conscienciologia, 2013; Verbete: Holociclo).

Arakaki comenta que os pesquisadores do Holociclo vivenciam uma demonstração de holopensene homeostático, condição a ser replicada no microuniverso consciencial, para desfrutá-lo em tempo integral, a fim de sair do sub-nível existencial e tornar-se mais assistencial.

Para ampliar o entendimento dessas vivencias, em 2004, Arakaki aplicou um questionário de pesquisa com os voluntários do Holociclo. Desta pesquisa foram extraídos 12 depoimentos, organizados em ordem alfabética e por palavras-chave retiradas dos textos dos respondentes.

Ao final da listagem a frase enfática sintetiza o trabalho da pesquisadora (ARAKAKI, 2004).

1. Analogia. “O Holociclo é como se fosse, fazendo uma analogia, a dimensão mentalsomática do intrafísico”.
2. Continuidade. “A continuidade da colaboração no Holociclo favorece o autodesassédio mentalsomático”.

3. Diferença. “Para mim foi difícil começar, mas a persistência valeu. Senti a diferença, agora é dar manutenção”.

4. Facilitador. “O trabalho no Holociclo é um grande facilitador da organização mental, base de toda recin (reciclagem intraconsciencial)”.
5. Hospital-escola. “O Holociclo é uma escola-hospital, escola de aprendizes a despertos”.
6. Investimento. “O investimento no Holociclo é ‘lucro’ certo, porém exige trabalho e persistência, na construção de neossinapses e gestações conscienciais”.

7. Organizar. “Organizar a vida particular, fora do horário do voluntariado, e vir para colaboração disponível para o trabalho”.

8. Pré-requisito. “O desassédio mentalsomático é pré-requisito para a desperticidade”.

9. Qualificação. “O Holociclo qualificou minha manifestação consciencial. Quando escrevo, naquele holopensene as ideias ficam mais claras, objetivas e inteligentes. Tenho percepções parapsíquicas quase o tempo todo que permaneço lá”.

10. Reciclagem profunda. “Quando as pessoas chegam ao Holociclo, é uma grande novidade ter de lidar com leitura específica e escrita. Enquanto é novidade, está ótimo. Elas até querem continuar, mas seus assediadores não; enquanto o mentalsoma estiver adormecido, bom para eles. (…) Infelizmente, a evolução, no nível dos trabalhos do Holociclo hoje, não é para todos, porque são ainda poucos os que realmente querem mudança profunda; o ‘desapego’ do ego”.

11. Reflexão. “O Holociclo é um dos locais em que se consegue refletir da maneira mais clara possível. Em dias de atribulação pensênica, o Holociclo garante horas de paz”.

12. Voluntariado. “Estou para o voluntariado agora, vou esquecer de mim por algumas horas”.

A ATMOSFERA DO HOLOCICLO É AMOSTRA GRÁTIS DE

HOLOPENSENE MENTALSOMÁTICO ASSISTENCIAL.

O AMBIENTE É PROPÍCIO À GERAÇÃO DE NOVAS IDEIAS

E PROPORCIONA BEM-ESTAR INTENSO.

Os trabalhos da Enciclopédia da Conscienciologia tiveram início no Holociclo em julho de 2000, com a mudança do professor Waldo Vieira para Foz do Iguaçu.

2. Holoteca e Bibliotecas

A Holoteca é o conjunto de tecas para a organização técnica e pedagógica das coleções especializadas mais expressivas dos artefatos do saber da Humanidade, com abrangência cosmoética, universalista e cosmovisiológica, objetivando catalisar a expansão das verpons da Conscienciologia.

Inaugurada em 01.01.2000, no campus CEAEC, a Holoteca é o centro dinâmico de pesquisa, educação, produção e difusão científico-cultural. Ambiente destinado à pesquisa e exposição de artefatos do saber. São livros, filmes, selos, moedas, conchas, fotos, dentre outros registros sobre a história da humanidade e da sistematização do conhecimento (OLIVEIRA; 2015).

A HOLOTECA VEM INCUBANDO AÇÕES REEDUCATIVAS,

ATRAVÉS DE PROGRAMAS E PROJETOS BIBLIOGRÁFICOS

E MUSEOLOGIA SOCIAL, VOLTADOS AO DEDESENVOL-

VIMENTO DE PESSOAS, GRUPOS E COMUNIDADES.

A seguir, apresentamos as pontoações do Holociclo e Holoteca e as bibliotecas das ICs, organizadas em ordem de grandeza de artefatos do saber no acervo.

Campus CEAEC

O Holociclo e a Holoteca, do campus CEAEC, estão abertos à visitação e pesquisa, diariamente, das 9h00 às 12h00 e das 14h30 às 18h00, inclusive, sábados, domingos e feriados. A visitação e pesquisa são isentas de taxas e podem ser realizadas sem prévio aviso. Porém, quando forem visitas de grupos – estudantes e/ou turistas – devem agendar previamente através do e-mail ceaec@ceaec.org ou pelo telefone + 55 (45) 3525-2652 e 2102-1499. Apresentamos a evolução  do acervo de artefatos do saber a partir de 2015 (dados anteriores na versão em pdf do Anuário da Conscienciologia).

Ξ


Bibliotecas das Instituições Conscienciocêntricas

Além do vasto acervo do Holociclo e da Holoteca, algumas Instituições Conscienciocêntricas possuem sua própria biblioteca. Apresentamos, em ordem alfabética por IC, a quantidade de artefatos do saber existente em cada instituição. Apresentamos a evolução  do acervo de artefatos do saber a partir de 2015 (dados anteriores na versão em pdf do Anuário da Conscienciologia).

 

Ξ


3. Biblioteca de Projeciologia e Conscienciologia (BPC)

Localizada no Centro Educacional do IIPC na cidade de Brasília – DF, a Biblioteca de Projeciologia e Conscienciologia é especializada em cultura parapsíquica e autopesquisa da consciência.

O acervo é composto por obras das ciências Conscienciologia e Projeciologia, sobre parapsiquismo em geral, especialmente sobre a Projeção da Consciência. A maior parte do acervo é formado por obras das bibliografias dos tratados “Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano” e “700 Experimentos da Conscienciologia”.

A biblioteca é aberta ao público para consulta local e empréstimo domiciliar, com atendimento de 2a feira a 6a feira (19h00 às 21h00) e sábado (14h00 às 17h00). Apresentamos a evolução  do acervo de artefatos do saber a partir de 2015 (dados anteriores na versão em pdf do Anuário da Conscienciologia).

Ξ


4. Megacentro Cultural Holoteca

Esse megaempreendimento foi assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907 – 2012), e será construído na Cognópolis Foz do Iguaçu. A  estrutura prevista para esse megaprojeto de 12.000 m2, voltado para a promoção
de diferentes manifestações culturais, um centro de visitação e fomento à pesquisa e um ponto turístico.

Para materialização do Megacentro Cultural Holoteca (MCH) elaborou-se o Planejamento do Megacentro que engloba todas as estratégias e procedimentos cabíveis desde a elaboração dos projetos necessários ao seu desenvolvimento até a captação efetiva dos numerários necessários para implementar as obras, conforme detalhamento na tabela.

Ξ


5. Pesquisarium

O Pesquisarium é um espaço apropriado à interassistência através da realização de pesquisas e produções escritas, tendo as consciências por fulcro central e congregando recursos intensificadores de processos relacionados com o propósito maior de dinamização da evolução consciencial.

Atualmente, o IIPC possui 2 Pesquisarium, localizados no Centro Educacional do IIPC – São Paulo e no Centro Educacional de Curitiba. Apresentamos a evolução  do acervo de artefatos do saber a partir de 2015 (dados anteriores na versão em pdf do Anuário da Conscienciologia).

Ξ


6. Gesconarium

O Gesconarium é o complexo dentro do campus de Pesquisas IIPC – Saquarema, dedicado à imersão nas pesquisas e, especificamente, à materialização das gestações conscienciais (gescons) escritas, sejam livros, verbetes, artigos ou demais produções intelectuais interassistenciais.

O empreendimento, de aproximadamente 100 m2, pretende oferecer aos voluntários da Conscienciologia e visitantes do campus ambiente confortável e funcional ao exercício intelectual.

O Programa Amparadores do Campus objetiva captar recursos financeiros para impulsionar as atividades interassistenciais do campus de Pesquisas IIPC – Saquarema. O Programa é uma ferramenta importante na concretização dos empreendimentos de expansão do campus. Apresentamos a evolução  do acervo de artefatos do saber a partir de 2015 (dados anteriores na versão em pdf do Anuário da Conscienciologia).

Ξ