Entre os objetivos da Ciência Conscienciologia está a autopesquisa, ou seja, o ato de a pessoa interessada investigar a si mesma, com o propósito de ampliar o autoconhecimento e a autoconsciência.
A autopesquisa, com base no Paradigma Consciencial, considera a consciência o “objeto” e o “agente” dosseus estudos ao mesmo tempo. Portanto, o experimentador, ao fazer uso da técnica de autopesquisa conscienciológica, é quem provoca o experimento, quem observa e busca as modificações em si próprio.
Em vista disso, as Instituições Conscienciocêntricas e Colégios Invisíveis buscam fomentar a pesquisa conscienciológica, a fim de qualificar as manifestações conscienciais.
O incentivo à pesquisa conscienciológica iniciou-se em 1981, no Centro de Consciência Contínua, e se faz presente até os dias de hoje. Para ampliar esse estímulo, foram realizados vários encontros no Brasil e Exterior, cujos objetivos vão além da qualificação, pois visam o debate sobre os fundamentos de estruturação da pesquisa conscienciológica assentados nos pilares da Autopesquisologia, Parapercepciologia, Verponologia, Argumentologia e Conscienciografologia.
Devido à importância e abrangência da pesquisa conscienciológica, o ICGE propõe aos participantes de Colégios Invisíveis, técnico-científicos de ICs, pesquisadores, equipes do Holociclo, autores, consultores das especialidades da Conscienciologia e interessados no tema a organizarem um banco de dados para permitir o intercâmbio pesquisístico e respectivos resultados.
Em cada Anuário da Conscienciologia, apresentamos temas de pesquisas conscienciológicas que estão sob o acompanhamento das Instituições Conscienciocêntricas. Na tabela, relacionamos em ordem alfabética de instituição os temas de pesquisas não mencionados anteriormente, os pesquisadores e os produtos finais a serem entregues após a conclusão das mesmas.